sábado, 4 de agosto de 2012

The devil uses Facebook

Eu olho tanto meu celular, meu e-mail e meu facebook que já decorei todas as mensagens que eu recebi de frente pra trás e de trás pra frente. Sim, eu tenho vontade de jogar meu Iphone numa parede qualquer. E quebrar ele em mil pedacinhos. E me libertar do mundo virtual.

O trânsito está infernal, a praia está maravilhosa, eu estou jantando em um restaurante fino e chique, minha sobremesa é deliciosa, eu sou foda e estou no centro da cidade lecionando sobre Direito administrativo. Eu sou viciada em sapatos e vou tirar uma foto da minha colecao para vocês. Eu # minha cabelereira # meu cachorrinho # meu priminho. Bem vindo a mais um dia de facebook. AAAAAAHHHHHHH. O que é isso, meu povo?! Eu me pergunto todo dia: O que está acontecendo com as pessoas? (E eu juro que me incluo nessas pessoas. Não sou hipócrita!)

Depois de psicanalisar um pouco essa questão, cheguei a algumas conclusões básicas: O facebook é como uma revista de fofoca em que cada um de nós funciona como nosso próprio paparazzi. E assim é bem melhor, porque só mostramos a nossa parte boa, bonita e colorida. Só mostramos as melhores fotos, os momentos mais felizes e como temos uma vida mágica e frequentamos lugares bacanas.

Digo mais: O facebook e o Big Brother são bem parecidos. Em ambos, todo mundo sente o maravilhoso gostinho dos “5 minutos de fama”. Experimentamos a glamurosa sensacao de estar no foco das atencoes. É ali que passamos da categoria “pessoa anônima” para “pessoa pública”. Todos nós agora viramos pessoas públicas e “notórias”. Será mesmo que só artistas são pessoas públicas?

Fico me perguntando qual é o próximo passo dessa sociedade. Sei lá, eu já li tanta coisa bizarra naquela rede social, que não vou me surpreender se um dia abrir o feed de notícias e encontrar: “@Estou casando na igreja agora! E o padre não para de falar. Que saco! Estou muito feliz!” ou então: “ #Eu e meu marido na lua de mel acordando. QUE noite, amor!”

Não basta viver o momento e ser feliz, tem que mostrar que se está feliz. Não basta conquistar um objetivo, todo mundo tem que saber que você conquistou esse objetivo. Não basta ser, tem que convencer a todos de que você é.

Hoje eu acordei odiando muito tudo isso. Eu sei, eu escrevo pra caralho ali e encontrei naquela merda um espaco para expressar todo o meu lado artístico reprimido pelas leis. Cuspo todas as minhas frases engracadinhas e todas as fotos espontâneas e bonitinhas e legais da vida e depois tento ser séria e provocar qualquer reflexão. Mas por que? Por que? Porque ninguém se basta. Carência, desejo de ser notado, de ser reconhecido, de virar famosinho por 5 minutos e de ser mais do que se é. Ego. Ego. Muito ego.

É tão chato se vangloriar. É tão chato conviver com pessoas que se vangloriam toda hora. Será que não dá para se assumir como humano, pelo menos uma vez na vida? Eu não sei vocês, mas acordei com  uma espinha tipo um tiro no queixo, daquelas que eu não tinha desde os 16 anos de idade. Além disso, queria ter ido a praia, mas acordei 14:30 e só fiz terminar de ler dois livros que estavam na metade. Pronto. É isso. A vida não é uma fantasia eterna todos os dias e uma folia de carnaval. Somos seres humanos normais, às vezes entediantes, às vezes chatos, às vezes sem gracas. E daí? 

Tira o tapete vermelho, producao. Eu não quero sambar na cara das pessoas diariamente em cima dessa merda. A arrogância é um coracao de camisinha. Tire a sua.

74 comentários:

  1. Ou o desejo de mostrar pra aquele carinha que vc esta gata, super feliz e em outra!!!! nooooooooooosssssa! definiu tudo e mais um pouco, PQ vc eh tao foda???? Nao tira seu tapete vermelho! Vc pode e merece ficar neel. vc é a pessoa mais simples e humilde q tem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não adianta nada mostrar que virou a página sem ter virado, só surte o efeito contrário. A melhor coisa é realmente não se importar! Hahaha.. Beijos, Bru!

      Excluir
  2. ARRASOOOOOOOU! Nunca escreveram tão bem sobre o facebook.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foram algumas reflexões no chuveiro e alguns bate-papos amigos.....

      Excluir
  3. "Depois de psicanalisar um pouco essa questão, cheguei a algumas conclusões básicas: O facebook é como uma revista de fofoca em que cada um de nós funciona como nosso próprio paparazzi. E assim é bem melhor, porque só mostramos a nossa parte boa, bonita e colorida. Só mostramos as melhores fotos, os momentos mais felizes e como temos uma vida mágica e frequentamos lugares bacanas.


    Digo mais: O facebook e o Big Brother são bem parecidos. Em ambos, todo mundo sente o maravilhoso gostinho dos “5 minutos de fama”. Experimentamos a glamurosa sensacao de estar no foco das atencoes. É ali que passamos da categoria “pessoa anônima” para “pessoa pública”. Todos nós agora viramos pessoas públicas e “notórias”. Será mesmo que só artistas são pessoas públicas?"

    PERFEITO PARTE I


    "Hoje eu acordei odiando muito tudo isso. Eu sei, eu escrevo pra caralho ali e encontrei naquela merda um espaco para expressar todo o meu lado artístico reprimido pelas leis. Cuspo todas as minhas frases engracadinhas e todas as fotos espontâneas e bonitinhas e legais da vida e depois tento ser séria e provocar qualquer reflexão. Mas por que? Por que? Porque ninguém se basta. Carência, desejo de ser notado, de ser reconhecido, de virar famosinho por 5 minutos e de ser mais do que se é. Ego. Ego. Muito ego.


    É tão chato se vangloriar. É tão chato conviver com pessoas que se vangloriam toda hora. Será que não dá para se assumir como humano, pelo menos uma vez na vida? Eu não sei vocês, mas acordei com uma espinha tipo um tiro no queixo, daquelas que eu não tinha desde os 16 anos de idade. Além disso, queria ter ido a praia, mas acordei 14:30 e só fiz terminar de ler dois livros que estavam na metade. Pronto. É isso. A vida não é uma fantasia eterna todos os dias e uma folia de carnaval. Somos seres humanos normais, às vezes entediantes, às vezes chatos, às vezes sem gracas. E daí?


    Tira o tapete vermelho, producao. Eu não quero sambar na cara das pessoas diariamente em cima dessa merda. A arrogância é um coracao de camisinha. Tire a sua."

    PERFEITO PARTE II

    COMO VOCÊ CONSEGUE SER FODA ASSIM? Definiu muito mais do que tudo.

    Parabéns, Black! Sobe no tapete e pega o oscar. Estamos pedindo!

    Manu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Emanuelle, com você me falando tanta coisa maravilhosa, eu preciso fazer um esforcinho para me focar e não me deixar levar por tanto elogio. Não é questão de ser foda, gosto de me expressar! Rs.. Obrigada! Beijos

      Excluir
  4. Excelente post, excelente colocacao. vc é uma observadora atenta da sociedade!

    ResponderExcluir
  5. HAHAHAHAHAHA analogia com camisinha e arrogancia foi boa! Falo naaaaaada! Bem maneiro esse! Eh foda! Nos mesmos nos contradizemos, a gnt critica mas n deixa de lado. MaS a arrogancia realment poderia ser dispensada. Ja vi neguinho dar um print screem nas notas do autosau pra dizer o qnto é foda. Da vontade de perguntar: Qr um trofeu, irmao?? Mandou bem pra caralho! Continue com o mesmo uso do facebook! Postando parada que gera reflexão e suas fotos bonitas. Mas para de postar foto de comida porra!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EXATO, Bi!!!!!!! NOOOSSA....... Print screen nas notas eu nunca presenciei! TENSO. Mas rola um povo que coloca: "Tirei 10 em processo, tirei 9 em filosofia do direito, uhuuul". Você falou certo, a vontade que dá é virar e falar: "Quer um abraco?" Eu juro que to parando!!!! Beijos

      Excluir
  6. Reflexão fuderosa! E foi no facebook que eu acabei de ler esse texto pq vc usou essa ferramenta para compartilhar. Seria esse um uso mais "racional" da rede? Gostei da alfinetada aos professores de direito! KKKKK!! E me amarrei em saber q vc esta com uma espinha (NOT). Mandou no texto e na conclusão! Continue essa garota consciente e maneira p/ caralho p/ conquistar uma legiao de fans qnd ficar famosinha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei se é um uso mais racional, mas talvez seja mais legalzinho do que um post reclamando do trânsito! Rs. Obrigada pelos elogios! Pena que não se identificou! Bjs

      Excluir
  7. "Não basta viver o momento e ser feliz, tem que mostrar que se está feliz. Não basta conquistar um objetivo, todo mundo tem que saber que você conquistou esse objetivo. Não basta ser, tem que convencer a todos de que você é."

    É por aí.

    ResponderExcluir
  8. Ni, MTO BOM! 5 minutos de fama total! É muita exibição ! Cada foto de praia é uma faca no peito de quem está no escritório. Quando vc ta na merda, tem que ser mto equilibrado pra nao surtar ao ver pessoas em viagens ou em eventos badaladíssimos! Acho q ainda pode gerar frustração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante esse ponto. Realmente, nunca tinha analisado por esse ângulo.....

      Excluir
  9. Crítica de cú é rola.

    ResponderExcluir
  10. Sabe qual o pior? Tem dias que NAAAÃO pode entrar no facebook. Tipo, tem várias regrinahas assim! Tipo, quem fica online sábado de madrugada? Naaaaaaaao pode! Pq senão vc se mostra um 'looser'! Tipo só pode postar foto em evento pelo celular. De casa não rola se não vc vai ser nerd! Que bosta ao cubo mesmo!! Tem vezes que eu respondo msg escovando o dente! Pq as coisas estao assim? Será que tem volta? AMEI seu texto ao cubo! Faltava alguém falar disso. Mesmo fazendo engenhria tb gosto de ler e me expressar com certas revoltas! Daqui a um dia faco um blog tb! Beijos e parabéns pela boa capacidade de expressao! Chego lá! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Natália!! Em primeiro lugar, AMEI vc dando o ar da graca! Eu já respondi uma msg toda molhada no banheiro, enquanto me secava! E depois pensei: "Preciso de tratamento". Fico MUITO feliz e aliviada de saber que vc ja respondeu uma escovando os dentes! :) Hahaha.. Faz um blog sim, é uma ótima forma de externar o que se pensa/sente. Beijões

      Excluir
  11. Em uma palavra: De fuder. Por isso que ñ tenho facebook!

    ResponderExcluir
  12. "Digo mais: O facebook e o Big Brother são bem parecidos. Em ambos, todo mundo sente o maravilhoso gostinho dos “5 minutos de fama”. Experimentamos a glamurosa sensacao de estar no foco das atencoes. É ali que passamos da categoria “pessoa anônima” para “pessoa pública”. Todos nós agora viramos pessoas públicas e “notórias”. Será mesmo que só artistas são pessoas públicas?"

    Boa! O facebook celou o fim da privacidade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma falta de privacidade consentida, o que é pior do que simples falta de privacidade. Rs!

      Excluir
  13. "É tão chato se vangloriar. É tão chato conviver com pessoas que se vangloriam toda hora. Será que não dá para se assumir como humano, pelo menos uma vez na vida? Eu não sei vocês, mas acordei com uma espinha tipo um tiro no queixo, daquelas que eu não tinha desde os 16 anos de idade. Além disso, queria ter ido a praia, mas acordei 14:30 e só fiz terminar de ler dois livros que estavam na metade. Pronto. É isso. A vida não é uma fantasia eterna todos os dias e uma folia de carnaval. Somos seres humanos normais, às vezes entediantes, às vezes chatos, às vezes sem gracas. E daí?


    Tira o tapete vermelho, producao. Eu não quero sambar na cara das pessoas diariamente em cima dessa merda. A arrogância é um coracao de camisinha. Tire a sua."

    AMEI,AMEI,AMEI! Posso por no meu facebook essa parte? Hahahaha!! Nesse caso, eu acho que meu intuito é provocar reflexão, como vc faz com as pessoas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cala a boca, Luizinha! Pq vc ainda pergunta se pode? Publica essa porra agora!!!! Bjs

      Excluir
  14. Vc não me conhece, sou amiga do Pedrinho e ele me indicou o seu blog. Seu blog é uma delícia de ler. É uma leitura que faz mt bem! Parabéns! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Letícia!! Fico feliz de ler isso! ;) Beijocas

      Excluir
  15. Daqui a um dia vai ter clinica de reabilitação para os viciados no mundo eletrônico...

    ResponderExcluir
  16. Arrepiou!!!!!! "Eu sei, eu escrevo pra caralho ali e encontrei naquela merda um espaco para expressar todo o meu lado artístico reprimido pelas leis." - ATRIZ!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  17. Hahahahahahaha sensacionaaaaaaaaaaal! Hj a minha vizinha tirou fotos do saco de lixo da louis viton! (sl como escreve). Tá fácil pra ninguém....

    ResponderExcluir
  18. Eu penso assim: Quanto mais segura uma pessoa é, menos ela vai precisar se apoiar em vangloriacoes! Excelente texto, mais atual impossível! Desejo-lhe sucesso!

    ResponderExcluir
  19. Nossa! Incrível!!! Adoro seus finais de texto. Mas aqui, eu fico pensando que tivemos uma infância tão saudável sem todas essas coisas de facebook, orkut, instagram etc. Agora já era.. Vc vai sair para jantar ou para um bar e parece que está sozinho! É triste. Mto bom! Vc vai longe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pegou em um ponto pertinente... Aaaaaah os celulares......

      Excluir
  20. "Fico me perguntando qual é o próximo passo dessa sociedade. Sei lá, eu já li tanta coisa bizarra naquela rede social, que não vou me surpreender se um dia abrir o feed de notícias e encontrar: “@Estou casando na igreja agora! E o padre não para de falar. Que saco! Estou muito feliz!” ou então: “ #Eu e meu marido na lua de mel acordando. QUE noite, amor!”


    Não basta viver o momento e ser feliz, tem que mostrar que se está feliz. Não basta conquistar um objetivo, todo mundo tem que saber que você conquistou esse objetivo. Não basta ser, tem que convencer a todos de que você é. "

    KKKKKKKKKK BOOOOOOOOOOA GAROOOOTA

    ResponderExcluir
  21. Simplesmente..... Tirou as palavras da minha boca!

    ResponderExcluir
  22. Amei!!! Muito bom! Falou o que eu penso ni! Beijos, the :)

    ResponderExcluir
  23. E pior é q agnt quer fuxicar tudo! Quando ve ja está olhando facebook de amigo do amigo do tio do primo do filho do amigo. Te dizer: tem certas coisas que é melhor nao saber! Que cu nao queria participar dessa geracao

    ResponderExcluir
  24. Achei engraçado esse post vir de vc.

    ResponderExcluir
  25. É muita gente metida se escondendo atrás de uma realidade "perfeita" e um mundo cor-de-rosa. Ilusão sendo produzida dia a dia através de fotos em viagens, praias, bares e festões. Fora que rola uma competicao né, para saber quem tem mais amigos, mais likes...

    Se vc tem 100 amigos e 2 likes vc é aquele recatado forever alone.. Se vc tem 1000 amigos e 30 likes por post, vc é o foda. PQP!!!!!!!Como se fosse assim a realidade de uma vida. Ninguém tem 1000 amigos ou 250! Quantos amigos verdadeiros eu tenho? 5. E ja acho muito!

    Entendo seu ponto de vista e achei o texto genial. Já li vários, mas só agora resolvi comentar! Para o anônimo que escreveu em cima de mim: Não é porque ela tem facebook e está envolvida nessa "realidade", que ela nao possa criticar e perceber as coisas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VOCÊ FALOU TUDO, GI! Concordo concordo concordo concordo.

      That's all.

      Excluir
  26. Solidão é o mal do século!

    ResponderExcluir
  27. Vontade de quebrar um Iphone 4 S é pesado! Se não quiser, dê para mim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu realmente queria não querer e queria não ter necessidades de tanta merda como essa. Mas enfim... Um dia ainda passo 1 mês no capão fugindo de tudo isso.

      Excluir
  28. Bianca Prado (Autoescola)4 de agosto de 2012 às 23:09

    Não sei se vc lembra de mim, fiz auto escola com vc e achei seu blog! hehehehe....O facebook já é meio que a "segunda casa" de todo mundo! Não vejo melhora, só piora! Muito bom esse texto e o seu blog inteiro. Sou super fã!! 1 perg, vc já fez algum curso de escrita?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CLARO QUE LEMBRO! A gente só fazia conversar... Hahaha.. Que honra vc lendo o voltas mentais! ;) Eu nunca fiz curso porque acho que uma pessoa nasce com essa vocacao, ninguém se torna escritor. Sei lá. Hahaha.. Beijão, obrigada!

      Excluir
  29. Olha vou te falar: Já até repeti matéria da facul por causa de facebook! Desconcentra muito os estudos, toda época de prova eu desativo a conta... afffff fora algumas pessoas que fazem diário! Hoje eu li uma garota que terminou o namoro e botou: "Falta de lealdade é foda". Sabe, o que é isso????? hahahaha.. Vc é top!!!!!! Olha esse título!!!!!!! hahahahahahaha

    ResponderExcluir
  30. Facebook é como uma geladeira vazia, embora a gente saiba que não vai ter nada lá dentro, a gente continua abrindo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei dessa! Adoro analogias!! Fazem tudo ficar tão didático...

      Excluir
  31. EU AMEI MUITO ESSE! Ni, vc tinha que ter feito psicologia!!!!! Eu sei, todo mundo diz que vc tinha que ter feito alguma coisa, já li medicina, marketing e outros. Mas vai ver é pq vc tem múltiplos talentos para mil áreas. Imagino a indecisão de uma pessoa talentosa assim! CONCORDO MUITO com tudo! Até compartilhei esse no meu! Necessitei, mil bjocas =)

    ResponderExcluir
  32. Um dos melhores esse!!!!!! Parabéns!!!!!!! AMEI.

    ResponderExcluir
  33. Coitada... Deve estar de saco cheio de responder tanto comentário!

    ResponderExcluir
  34. Cada dia vc se supera, Ni! ADOREI esse!

    ResponderExcluir
  35. Interessante a vera, mas to pensando aqui.. Nem sempre uma pessoa quer 5 minutos de fama ou ter a chance de virar pessoa pública no facebook! Eu mesmo gosto de por video e falar de futebol.. é um pouco vontade de compartilhar opinião e desabafar... acho que cada um tem seu motivo! Umas pessoas tem isso de querer ser mais notadas por carência, outras porque tao revelando la o desejo de faminha, e te digo: A MAIORIA É PELO MOTIVO FINAL DO TEU TEXTO: EGO E ARROGÂNCIA! VONTADE DE SE EXIBIR E MOSTRAR QUE VIVE NO LUXO! Isso é fato p/mim! Tem mulher que poe album s'o dela de roupinha provocativa pra mostrar: " olhe para mim como sou gata e gostosa" . Vai tomar no cu!

    ResponderExcluir
  36. E quem foi que me disse uma vez: "Amiga, eu amo tirar foto de sobremesas!!!!! Nada é mais bonito que uma bela mesa de doces de uma festa. Prefiro ver a mesa de comida do que o povo!!!!" HAHAHA MORDE A LINGUA! VC SEMPRE POSTA FOTO DE DOCE! KKKKKKKK

    ResponderExcluir
  37. Ps: Comida é arte! KKKKKK!! Vc é tudo!

    ResponderExcluir
  38. Saudades!! Vc tem umas muito boas. Tava lembrando hoje da nossa época de vest! Vc pra mim: "Lu, relaxa!! Quando vc olhar uma mulher usando sandália REEF vc pode ficar tranquila!"
    -"pq???"

    -"pq sandália reef nivela pra baixo o ensino de uma pessoa."

    HAHAHAHAAHAHA.. Seu blog está mais vc impossivel!

    ResponderExcluir
  39. Nicole Casares, doutoranda em funcao social do facebook.

    nao tenho acentos no pc, malz.

    ResponderExcluir
  40. Estilo de escrita: Ou vc tem, ou vc copia Olívia Black! Rsrsrs

    ResponderExcluir
  41. Amiga, vc tem muito cara de profissões tipo: "Jornalista de comportamento". Hahahahahaha!! Genial esse.

    ResponderExcluir
  42. Achei uma merda, pq vc critica tudo que faz! É como uma puta que xinga outra!

    ResponderExcluir
  43. AHAHAHAHA!!! É isso mesmo!!! Todo mundo quer ter seu minutinho de fama! Adorei!! C`est la vie!!!

    ResponderExcluir
  44. Camila (irmã da thata)6 de agosto de 2012 às 05:43

    serei tbm hipócrita se não confessar meu vicio de facebook seja checando o feed de noticias pelo pc, celular e etc !
    É um vicio tão engraçado pq é tão imaterial. Criticamos tanto os outros colocando o dedo na cara da pessoa falando que ela faz isso ou aquilo mas se olhamos na nós mesmo vemos não um espelho mas defeitos também. É como o ditado popular diz: Cada um com seu vício. Essa sua parte de auto-crítica é muito bacana porque pelo menos se tem consciencia daquilo que se faz.
    Apesar de tudo não consigo deixar de gostar tanto do facebook..a não ser que apareça novos vicios como foi a passagem do orkut pro facebook. pois é..sou facemania too ! hahaha
    beijos gatenha

    ResponderExcluir
  45. Porrãn irado Nicole...
    Suponho que eu cometa algumas dessas coisas citadas acima,suponho nao né,fato que cometo.
    Mas eu acho que há um limite né.
    Como voce mesmo disse nao basta ser feliz tem que mostrar isso,parece que nesse caso a felicidade só fica completa se todoooo o facebook ver a foto ou comentar.Porque do que adiantaria ser feliz se nao pudesse expor toda essa felicidade nas redes sociais.
    Claro que nao acho que todo mundo seja assim mas as vezes parece exatamente isso.
    Acho que algumas pessoas colocam um pouco da sua felicidade em maos alheias tipo:Se outras pessoas acharem que a sua vida é sempre incrivel,voce acaba se sentindo realmente assim.
    E a parte de se vangloriar?!
    Eu leio e juro nao entendo porque fazem isso.
    Mas mesmo com tudo isso que a gente acha que incomoda nas redes sociais a gente continua checando sempre que dá né,nao adianta ir contra a evolucao,só encontrar a melhor forma de acompanha-la...Beijao Nicole

    ResponderExcluir