terça-feira, 7 de agosto de 2012

Razão X Emoção

Meu cérebro? Ele é um narrador de livro. Acho isso insuportável, mas eu simplesmente não consigo parar. Desde que me entendo por cérebro, eu me narro tudo. O meu narrador cerebral narra os pensamentos exatamente como em um livro, cheio de detalhes, explicações didáticas e minúcias.

Fico pensando se todo mundo tem um cérebro chato assim. Ele narra demais, detalha demais, analisa demais e joga tudo a mil por hora na minha cabeça. E, para completar, ele é todo certinho e cheio de dedos com os meus desejos. Da vontade de falar: “Cala a boca, sua mala. Me deixa em paz!” E o pior de tudo é que ele tem um sádico prazer em me dizer: “Eu te avisei que não ia prestar, mas você preferiu ouvir o seu coração... Nunca mais me peça conselhos, você é teimosa igual um jumento.” Nessa hora, eu viro minha própria filha. A menina de Maria Chiquinha, óculos e aparelho no dente, que tinha medo das provas de matemática. - “Foi sem querer, eu sei que mandei mal. Mas eu vou melhorar a postura e te escutar! Juro.” – “Faca o que quiser, mas assumirá as consequências” – diz o sábio chato.

A menina de aparelho até hoje manda um pouco em mim, por mais que eu nem seja tão novinha e já tenha deixado o aparelho há tempos. Uma vez, levei minha cachorra no veterinário e depois me tranquei no banheiro pra chorar, porque fiquei imaginando que iam acontecer cenas horríveis lá dentro e que o veterinário ia voltar falando: “Infelizmente, não há cura”. – Saí do banheiro firme e fazendo piada. A secretária notou minha cara de choro e disse que não era nada demais, era só um “caroçinho” e ele já havia extraído com sucesso. Eu apenas sorri, porque não consegui me explicar. Eu ia explicar o que? “Desculpa, vivo em um teatro, sou louca e dramática”. Acho que esse exemplo de dois anos atrás ilustra bem a menina de aparelho. Ela quer fazer da vida um filme de Hollywood.

O sábio chato é bem diferente dela. Ele já assistiu a todos os filmes de Hollywood que essa menina vai fazer. Ele conhece os finais do filme e alerta para que ela tome as melhores decisões. Aliás, ele sabe tudo de tudo. Não é só de cinema que ele entende. Ele sabe de português, matemática, física, história, Direito romano, Direito internacional, penal.... Na verdade, quando ele não sabe, ele aprende bem rápido. Eu confio nele para me ensinar tudo. Nunca conheci ninguém tão adulto, focado e maduro quanto esse cérebro. Desconfio que ele seja meu, mas agradeço que ele esteja comigo. Por mais que ele seja inteligente, adulto e maduro, ele não tem intuição nenhuma. A menininha tem. E quando ela sente alguma coisa sem explicação, o sábio apenas pede: “Tudo bem. Vou concordar dessa vez. Mas ande de mãos dadas comigo, você ainda não tem idade para caminhar sozinha nessa estrada perigosa”.

O grande problema na minha convivência comigo mesma é que meu cérebro é um sábio de 100 anos e o meu coração é uma menina de Maria Chiquinha de uns 12 anos. Percebe? A relação deles já foi mais difícil, agora eles até estão andando de mãos dadas na estrada e se gostando um pouquinho. Talvez por isso eu esteja mais calma e equilibrada. 

É realmente complicado uma menininha fofa que está descobrindo a vida agora, se entender com um ancião de 100 anos que já viveu tudo. Por isso, considero árdua (apesar de possível) a tarefa de equilibrar razão e emoção. 



58 comentários:

  1. "Desde que me entendo por cérebro, eu me narro tudo." HAHAHAHAHAHAHAHA SENSACIONAL! Meu Deus, a gente é IGUALZINHA!!!!!!!! Me sinto da mesma maneira, estou em choque!!!!

    "O grande problema na minha convivência comigo mesma é que meu cérebro é um sábio de 100 anos e o meu coração é uma menina de Maria Chiquinha de uns 12 anos. Percebe? A relação deles já foi mais difícil, agora eles até estão andando de mãos dadas na estrada e se gostando um pouquinho. Talvez por isso eu esteja mais calma e equilibrada.

    É realmente complicado uma menininha fofa que está descobrindo a vida agora, se entender com um ancião de 100 anos que já viveu tudo. Por isso, considero árdua (apesar de possível) a tarefa de equilibrar razão e emoção."

    EU!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisou disso tudo pra vc notar que somos soulmates?! A ta.

      Excluir
  2. "Da vontade de falar: “Cala a boca, sua mala. Me deixa em paz!” E o pior de tudo é que ele tem um sádico prazer em me dizer: “Eu te avisei que não ia prestar, mas você preferiu ouvir o seu coração... Nunca mais me peça conselhos, você é teimosa igual um jumento.” Nessa hora, eu viro minha própria filha. A menina de Maria Chiquinha, óculos e aparelho no dente, que tinha medo das provas de matemática. - “Foi sem querer, eu sei que mandei mal. Mas eu vou melhorar a postura e te escutar! Juro.” – “Faca o que quiser, mas assumirá as consequências” – diz o sábio chato."

    Perdeu a linha em me entender! Pra que psicologo quando se tem uma Olivia black? rsrs! Eu me sinto como uma crianca e uma mãe o tempo todoooooooo! Surreal.

    ResponderExcluir
  3. "Eu apenas sorri, porque não consegui me explicar. Eu ia explicar o que? “Desculpa, vivo em um teatro, sou louca e dramática”. Acho que esse exemplo de dois anos atrás ilustra bem a menina de aparelho. Ela quer fazer da vida um filme de Hollywood."

    HAHAHA.. Imagino muito vc fazendo isso! Foda o textin! Só pra não perder o costume.

    ResponderExcluir
  4. Achei o texto muito bom e bem escrito, contudo, não concordo com sua conclusão final. Não acho que seja possível equilibrar coração e razão. São muito antagônicos. Os meus não são nem amigos! KKKKKK

    ResponderExcluir
  5. Os seus diálogos e pensamentos são simplesmente IGUAIS aos meus. Esse texto eu vou imprimir e ler na análise hj! HAHAHA.. Vc devia ir no meu lugar me explicar!!! PQP! VAI SER FODA ASSIM NA CASA DO @#z$%!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHAHAHAHAHAHA.. Vc é demais! Depois me conta que que a mulher falou, hein! Rs

      Excluir
  6. Qual é, Ni, mudou de profissão??? To gostando de ver, depois que eu te dei um esporro, tu tá escrevendo direeeeto eim! hahahaha Maneiro esse!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mudei, sabia não? Ah é. Seu esporro faz milagres. (Senta lá)

      Excluir
  7. Bendita foi a hora que vc fez um blog. Na boa, obrigada! Hahahahahaha!! Ameeeeeei esse!!

    ResponderExcluir
  8. Depois da nossa pressão louca de: "NÃAAAO SOME, VOCÊ NÃO PODE SUMIR, NÃO PARA DE ESCREVER", vc parece ter obecido bem! Tbm to gostando de ver :]

    S-E-N-S-A-C-I-O-N-A-L ! ! ! ! ! !

    ResponderExcluir
  9. Fica a pergunta: Quem escreve seus textos, a menininha de aparelho ou o velho sábio? Ou os dois? Vc parece ser uma mistura harmoniosa de ambos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Harmoniosa é muita bondade sua, né. O objetivo é realmente esse, mas eu sou mto emocao! A menininha que escreve. Mas o sábio dá sempre um "toque final", ela não pode fazer tudo sem a autorizacao dele! Rs.. Beijo

      Excluir
  10. Nossa!! Amiga!! DESTRUIU! Você é boa "definidora" de tudo. Que definicação esclarecedora!!! Aposto que muita gente trava essas batalhas diariamente e ah, meu cérebro tb é do tipo narrador! Mas ele nao fala como um livro!! hahahahahahahaha... Vc precisa lançar um livro!!!! URGENTE!

    Beijos XULLY!

    ResponderExcluir
  11. LINDO! Para de escrever tão fofamente! hahaha.. Lembra que a gente ficava lendo tudo sobre signos? Astrologia explica tudo! Eu sou água com água com ascendente em água, ou seja só tenho emocao! Vc não! Vc é câncer com virgem e ascendente em aquário, já equilibra mais! HAHAHA.. (Vão me achar louca). Mas é isso, eu queria até equilibrar, mas ja me convenci que nunca vou conseguir! Lindo demais! Impressionante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é ascendente em aquário, é lua em aquário! HAHAHA.. Virgem que é o ascendente. Mas o signo de câncer vale por todos, é o mais sensível! Hahahaha.. Se nada der certo, vamo fazer astrologia juntas?

      Excluir
    2. Nossa! Foi só falar de signo que vc respondeu na hora!
      suuuuuper topo!!!!!!!!!!! amiga, eu sou PEIXES com ascendente em câncer e lua em PEIXES. Eu estou ferrada!!!!!!!!! beijos

      Excluir
  12. "Eu apenas sorri, porque não consegui me explicar. Eu ia explicar o que? “Desculpa, vivo em um teatro, sou louca e dramática”. Acho que esse exemplo de dois anos atrás ilustra bem a menina de aparelho. Ela quer fazer da vida um filme de Hollywood.


    O sábio chato é bem diferente dela. Ele já assistiu a todos os filmes de Hollywood que essa menina vai fazer. Ele conhece os finais do filme e alerta para que ela tome as melhores decisões. Aliás, ele sabe tudo de tudo. Não é só de cinema que ele entende. Ele sabe de português, matemática, física, história, Direito romano, Direito internacional, penal.... Na verdade, quando ele não sabe, ele aprende bem rápido. Eu confio nele para me ensinar tudo. Nunca conheci ninguém tão adulto, focado e maduro quanto esse cérebro. Desconfio que ele seja meu, mas agradeço que ele esteja comigo. Por mais que ele seja inteligente, adulto e maduro, ele não tem intuição nenhuma. A menininha tem. E quando ela sente alguma coisa sem explicação, o sábio apenas pede: “Tudo bem. Vou concordar dessa vez. Mas ande de mãos dadas comigo, você ainda não tem idade para caminhar sozinha nessa estrada perigosa”.


    O grande problema na minha convivência comigo mesma é que meu cérebro é um sábio de 100 anos e o meu coração é uma menina de Maria Chiquinha de uns 12 anos. Percebe? A relação deles já foi mais difícil, agora eles até estão andando de mãos dadas na estrada e se gostando um pouquinho. Talvez por isso eu esteja mais calma e equilibrada.

    É realmente complicado uma menininha fofa que está descobrindo a vida agora, se entender com um ancião de 100 anos que já viveu tudo. Por isso, considero árdua (apesar de possível) a tarefa de equilibrar razão e emoção."

    AMEI AMEI AMEI AMEI....Prazer, Luiza Pereira. Vou por isso no meu "informações sobre mim" do facebook. Hahahaha.. Sem caô!

    Ps: Sou touro, 11 de maio! Isso é bom? Avaliem aí!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Touro é ótimo! Abre o inbox, to mandando o e-mail com as descricoes do personare sobre seu signo. Hahahahaha

      Excluir
    2. Touro deve ser bem forte, luizinha é porradeira p/ caraleoo! Se divide entre a menina boazinha (que ng conhece) e a porradeira raivosa! KKKKKKK

      Excluir
    3. VSF! Mexe comigo pra ver...

      Excluir
  13. Ps2 Ni uma das melhores coisas de 2012 foi ter te conhecido!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Penso nisso sempre, sabia? Que surpresa boa foi ter conhecido vc, Lu! Gente boa, companheira, gulosa, divertida, boba.. Taurina! Que mais?! Hahaha, tamo junto!!

      Excluir
    2. Luiza Pereira fazendo about me de facebook!KKKKKKKKKK

      Excluir
  14. " Por mais que ele seja inteligente, adulto e maduro, ele não tem intuição nenhuma. A menininha tem. E quando ela sente alguma coisa sem explicação, o sábio apenas pede: “Tudo bem. Vou concordar dessa vez. Mas ande de mãos dadas comigo, você ainda não tem idade para caminhar sozinha nessa estrada perigosa”."

    Me sinto exatamente assim!! Por um lado, a razao " brigando " cmg, por outro, a intuição me convencendo de que ela está mais certa! Adorei!

    ResponderExcluir
  15. Amei o texto, sõ n entendi uma coisa, mal a ignorancia.. o q é mind the gap?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é uma expressão muito usada no chão dos metrôs, especialmente em Londres. Quer dizer: "Tome cuidado com o vão, preste atencao. Se liga no desnível para não cair".

      Excluir
  16. Seus textos caem como uma luva nos meus dias e me ajudam a me decifrar!

    Jesus amado, a menininha de Maria Chiquinhas sou eu também! Mas acho que sigo mais ela que o meu cérebro chato! Rsrsrs.. Ta aí o meu grande erro. The mistake! Rsrs

    Vc trouxe um desafio que vou buscar tb: Fazer esses dois se entenderem pq n ta facil n.... Rsrs

    Beijos,
    Manu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não necessariamente é um erro. Não mesmo! Acho que o segredo de estar em paz é fazer o cérebro chato se dar bem com a menininha. Rs! Beijos, Manu. Sorte no desafio!

      Excluir
    2. Você é d+!!!!!!!! Em 6 meses de blog eu me sinto uma pessoa mais leve, mais divertida, mais até esperta e atenta com algumas coisas que antes ignorava por ter esse meu jeito mais ingênuo e "bobo".

      Acho que ler esse blog acaba fazendo a gente pegar emprestado um pedaçinho da sua essência, que é bem positiva.

      Queria conseguir escrever dessa maneira tb, mas sempre que tento saem coisas desordenadas complicadas demais e meio pesadas! Quando eu sofro fico EMOOO! Pior que fresno!

      Acho que aprendi que até o sofrimento pode ter risada. Rsrsrs!!

      Por favor, faz um livro e me dedica! RSRS

      Beijos

      Excluir
  17. Oculos e aparelho? Coitada !

    ResponderExcluir
  18. Inventando esse papinho, tu ja podia ser ministra do STF! Os caras adoram essas viagens!

    ResponderExcluir
  19. Para mim, a tal "inteligencia" emocional nao passa de uma boa relacao entre razao e coracao! Eh justamente esse andar de mãos dadas que vc mencionou! Beijo! Adoro o seu blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa..Muito bem observado, Gi! Tô amando seus comments! Beijos

      Excluir
  20. E eu? Me divido entre o pegador nato e o homem q tem q ter responsabilidade e trabalho! Soh q o pegador soh quer saber de jogar bola e ficar na praia! Cada hora um ganha aqui tbm! Hahahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Queria me vingar do ciúmes do "Romeu" de Veneza! Kkkkk! Esse soh passando pelo meu crivo! (q vc sabe que é rígido). Tem q preencher os requisitos! é medalha de ouro nos 50 m livre!!!

      Excluir
  21. "Desde que me entendo por cérebro".

    HAHAHAHA. GENIAAAAAAAAL

    ResponderExcluir
  22. Olívia mostrando seu dom pra psicologia!! Gostei muito do texto!!!! Bjo lindona

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não passa o seu posto de psicóloga pra mim não, Ra! Rs... Obrigada! Gosto muito de vc! Bjs

      Excluir
  23. Ohhh coracaozinhooooo!! Hahahahaha A menina dramática de 12 anos! hahahahahaha.. outro dia achei um bilhete seu tipo da quinta série, era algo do tipo: "Por mais que a gente tenha brigado, ainda sou sua amiga, pq amigos matam e morrem uns pelos outros e eu nao vou deixar isso se apagar. Mas é uma escolha sua, só que vc só quer andar com a Tatiana e não percebe que ela é falsa e manda em você. Mas tudo bem, quero que vc seja muito feliz, tenha um marido bom que te ame e cachorros bonitos."

    HAHAHAHAHAHA... EU RIA MTOOOOO! É VC, CARA! HAHAHA..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. UM MARIDO BOM E CACHORROS BONITOS. HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA... TO CHORANDO AQUI! FUI EU MESMO!!!!!!!!

      Excluir
    2. Um marido bom e cachorros bonitos foi realmente profundo! rs

      Excluir
  24. "Eu sou meiga PRA CARALHO". Li essa e lembrei de vc e Lu Pereira! Meigas pra caralho! Na raça!!!! Ps. agora q deletei o facebook vou me comunicar o dobro com as 2 no blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHAHAHA Rodrigo, meu filho vc não tem mais o que fazer não ne?? by the way nossa cara :))

      Excluir
  25. Queria taaanto que meu cerebro e minha emocao caminhassem juntos mas parece que eles nao sabem ir pelo mesmo caminho.
    E embora a razao seja muitas vezes mais sensata,a emocao consegue imobiliza-la de uma forma surpreendente.
    Mas aí quando a emocao resolve sair do foco vem a razao me cobrar e apontar tudo que ela disse que eu deveria ter feito e nao ouvi.
    Seu blog é tão leve,digo as vezes a gente faz um drama pensando sobre alguma problema cotidiano sabe,ai a gente vem aqui e ve voce escrevendo sobre aquilo que acontece na vida de qualquer um,e a forma que voce escreve faz o problema parecer mais leve,e dai parece que era a imaginacao fazendo drama...
    Acho que talvez nao tenha conseguido me expressar corretamente mas a parte de se expressar tao bem eu deixo para voce rsrsrs
    Beijaooo,saudades de acompanhar e comentar aqui

    ResponderExcluir
  26. Achei sei blog por acaso na internet e é muito interessante, acredito que a discussão entre a menina de 12 anos e o senhor de 100 é de supra importância para o amadurecimento e crescimento pessoal de cada um. Todos temos nossos momentos de se deixar envolver em uma queda livre que mesmo sabendo que pode dar errado, o coração teima, a razão avisa e você se ferra. Mas como já dizem os poetas, os erros são os melhores meios de aprendizado. agora deixa eu tomar minha cerveja porque é hora de almoço do trampo...rs

    ResponderExcluir
  27. Como diria o sábio Di Ferrero, "entre razões e emoções a saída é fazer, valer a pena..."

    ResponderExcluir